Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA-Despedida de Fátima

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA
10. Despedida de Fátima
Marcou-se, por fim, o dia da partida. Na véspera, fui, pois, com
o coração esmagado de saudades, despedir-me de todos os nossos
terrenos, bem certa de que era a última vez que os pisava: do
Cabeço, da Rocha, dos Valinhos, da Igreja Paroquial, onde o bom
Deus tinha começado a obra da Sua misericórdia, e do Cemitério,
onde deixava os restos mortais do meu querido pai e do Francisco,
que ainda não tinha podido esquecer. Do nosso poço despedi-me
já alumiada pelo pálido clarão da lua, e da velha eira, onde tantas
vezes tinha passado longas horas, contemplando o lindo Céu estrelado e as maravilhas do nascer e pôr do sol, que por vezes me
encantava, fazendo brilhar os seus raios nas gotas de orvalho que
pela manhã cobriam as montanhas, como se fossem pérolas e, à
tarde, os flocos de neve, quando esta caía durante o dia, pendentes
dos pinheiros, que faziam lembrar as belezas do Paraíso.
Sem me despedir de ninguém, no dia seguinte, às duas da
manhã, acompanhada de minha mãe e dum pobre trabalhador que
vinha para Leiria, chamado Manuel Correia, pus-me a caminho,
levando inviolável o meu segredo. Passámos pela Cova da Iria,
para aí fazer as minhas últimas despedidas. Rezei, aí, pela última
vez, o meu Rosário; e, enquanto avistei o local, fui-me voltando
para trás, como que a dizer-lhe o meu último adeus.
Chegámos a Leiria, aí pelas nove da manhã. Lá me encontrei
com a Senhora D. Filomena Miranda, mais tarde minha madrinha
de Crisma, encarregada por V. Ex.cia Rev.ma para me acompanhar.
O comboio partia às 2 da tarde e lá estava eu, na estação, a dar a
minha pobre mãe o meu abraço de despedida, deixando-a mergulhada em abundantes lágrimas de saudade. O comboio partiu e, com ele, o meu pobre coração mergulhado em um mar de saudades e recordações que me era impossível esquecer.


Nota: Lúcia deixou Aljustrel na madrugada de 16 de Junho de 1921 e chegou a Leiria algumas horas depois. De lá continuou a viagem até ao colégio do Porto, onde chegou na manhã seguinte.