Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA-Prejuízos na família

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA
9. Prejuízos na família
No seio da minha família havia ainda outro desgosto, de que
eu era a culpada, como diziam. A Cova de Iria era uma propriedade
pertencente a meus pais. No fundo, tinha um pouco de terreno
bastante fértil, no qual se cultivava bastante milho, legumes,
hortaliças, etc. Nas encostas, havia algumas oliveiras, azinheiras
e carvalhos. Ora, desde que o povo aí começou a ir, não mais aí
pudemos cultivar coisa alguma. As gentes tudo pisavam; grande
parte ia a cavalo e os animais acabavam de comer e estragar tudo.
Minha mãe, lamentando esta perda, dizia-me:
– Tu, agora, quando quiseres comer, vais pedi-lo a essa Senhora!
Minhas irmãs acrescentavam:
– Tu, agora, só havias de comer o que se cultiva na Cova de
Iria!

Estas coisas custavam-me tanto que eu não me atrevia a pegar
em um bocado de pão para comer. Minha mãe, para obrigar-me a
dizer a verdade, como ela dizia, chegou, não poucas vezes, a fazer-me sentir o peso de algum pau, destinado ao lume, que encontrasse no canto da lenha, ou do cabo da vassoura. Mas, como ao mesmo tempo era mãe, procurava depois levantar-me as forças decaídas e afligia-se ao ver-me definhar, com uma cara amarela, temendoque fosse adoecer. Pobre mãe! Agora, sim, que compreendo verdadeiramente a situação em que se encontrava e que tenho pena dela! Na verdade, ela tinha razão para me julgar indigna dum tal favor e por isso de me julgar mentirosa.
Por uma graça especial de Nosso Senhor, nunca tive o menor
pensamento nem movimento contra o seu modo de proceder a
meu respeito. Como o Anjo me tinha anunciado que Deus me mandaria sofrimentos, vi sempre em tudo isto Deus que assim queria.
O amor, a estima e o respeito que Ihe devia continuou sempre
aumentando, como se fosse muito acariciada. E agora estou-lhe
mais reconhecida por me ter tratado assim, do que se me tivesse
continuado a criar entre mimos e carícias.