Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA -PRIMEIRA MEMÓRIA-PREFÁCIO

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA -PRIMEIRA MEMÓRIA

PREFÁCIO
1. Oração e Obediência
J. M. J.
Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo
Depois de ter implorado a protecção dos Santíssimos Corações
de Jesus e Maria, nossa Terna Mãe, de ter pedido luz e graça
aos pés do Sacrário, para não escrever nada que não seja única e
exclusivamente para a glória de Jesus e da Santíssima Virgem,
venho, apesar da minha repugnância, por não poder dizer quase
nada da Jacinta sem directa ou indirectamente falar do meu miserável ser. Obedeço, no entanto, à vontade de V. Ex.cia Rev.ma
que, para mim, é a expressão da vontade de nosso bom Deus.
Começo, pois, este trabalho, pedindo aos Santíssimos Corações
de Jesus e Maria que se dignem abençoá-lo e servir-se deste acto
de obediência para a conversão dos pobres pecadores, pelos quais
esta alma tanto se sacrificou.
Sei que V. Ex.cia Rev.ma não espera de mim um escrito capaz,
pois conhece a minha incapacidade e insuficiência; irei, pois, contando a V. Ex.cia Rev.ma o que me for recordando desta alma, da qual o nosso bom Deus me fez a graça de ser a mais íntima confidente e da qual conservo a maior saudade, estima e respeito, pela alta ideia que tenho da sua santidade.
2. Silêncio sobre alguns assuntos
Apesar, Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo, da minha boa vontade
em obedecer, peço me concedais reservar algumas coisas que,
porque também me dizem respeito, desejaria fossem lidas somente
nos limiares da eternidade. V. Ex.cia Rev.ma não estranhará que
pretenda guardar segredos e leituras para a vida eterna; pois não
tenho eu a Santíssima Virgem a dar-me o exemplo? Não nos diz o
Sagrado Evangelho que Maria guardava todas as coisas em Seu coração? E quem melhor que este Imaculado Coração nos poderia
descobrir os segredos da Divina Misericórdia? No entanto, lá os
levou guardados como em jardim cerrado, para o palácio do Divino
Rei. Recordo ainda uma máxima que me deu um venerável Sacerdote, quando eu tinha apenas 11 anos. Foi, como tantos outros, fazer mealgumas perguntas. Entre outras, interrogou-me acerca de um assunto do qual eu não queria falar. Depois de ter desfolhado todo o seu reportório de interrogações, sem conseguir obter, sobre o tal assunto, uma resposta satisfatória, compreendendo, talvez, que tocava um assunto demasiado melindroso, o venerável Sacerdote, abençoando-me, disse:
– Faz bem, minha filhinha, porque o segredo da Filha do Rei
deve permanecer oculto no fundo do seu coração.

Não entendi, por então, a significação destas palavras, mas
compreendi que aprovava o meu procedimento e, como não as
esqueci, compreendo-as agora. Este venerável Sacerdote era então
Vigário em Torres Novas. Mal sua Rev.cia sabe quanto bem
estas breves palavras têm feito à minha alma e por elas conservo
de sua Rev.cia uma grata recordação.
Consultei, no entanto, um dia, um Santo Sacerdote, a respeito
desta reserva, porque não sabia que responder, quando me
perguntassem se a Santíssima Virgem me tinha dito mais alguma
coisa. Este Senhor, que era então Vigário do Olival, disse-nos:
– Fazeis bem, meus filhinhos, em guardar para Deus e para
vós o segredo das vossas almas; quando vos fizerem essa pergunta,
respondei: Sim, disse; mas é segredo. Se vos fizerem mais
perguntas a respeito disto, pensai no segredo que vos comunicou
essa Senhora e dizei: Nossa Senhora disse-nos que não disséssemos
a ninguém, por isso não o dizemos. Assim guardais o vosso
segredo ao abrigo do da Santíssima Virgem.
Que bem compreendi a explicação e direcção deste venerável
ancião!
Estou já gastando demasiado tempo com estes prelúdios e V.
Ex.cia Rev.ma dirá que não sabe a que propósito vêm aqui.

Vou ver se dou começo à narração do que me lembro da vida da
Jacinta. Como não disponho de tempo livre, durante as horas
silenciosas de trabalho, num bocado de papel, com um lápis
escondido debaixo da costura, irei recordando e apontando o que
os Santíssimos Corações de Jesus e Maria quiserem fazer-me
recordar.
3. Prece à Jacinta
Ó tu que a terra
Passaste voando,
Jacinta querida,
Numa dor intensa,
Jesus amando,
Não esqueças a prece
Que eu te pedia.
Sê minha amiga
Junto do trono
Da Virgem Maria.
Lírio de candura,
Pérola brilhante
Oh! lá no Céu
Onde vives triunfante,
Serafim de amor,
Com teu Irmãozinho
Roga por mim
Aos pés do Senhor.