Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA - QUARTA MEMÓRIA-PREFÁCIO

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA - QUARTA MEMÓRIA
PREFÁCIO
1. Confiança e abandono
J. M. J.
Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo
Depois duma humilde prece aos pés do Sacrário e do Imaculado
Coração de Maria, nossa tão querida Mãe do Céu, pedindo
a graça de não permitirem que escreva nem uma só letra que não
seja para a Sua glória, venho na paz e felicidade dos que têm a
consciência certa de que fazem em tudo a Divina Vontade.
É, pois, completamente abandonada nos braços do Pai Celeste
e na protecção do Imaculado Coração de Maria, que venho
depor, mais esta vez, nas mãos de V. Ex.cia Rev.ma, os frutos da
minha única árvore – a obediência.
2. Despojamento total
Antes de começar, quis abrir o Novo Testamento, único livro
que quero ter aqui diante de mim, a um retirado canto do sótão (
Escreve no Noviciado, em Tuy, no sótão)., à luz duma pobre telha de vidro, para onde me retiro, para escapar, quanto me seja possível, às vistas humanas. De mesa, serve-me o regaço; de cadeira, uma velha mala.
– Por que – me dirá alguém – não escreve na sua cela?
O bom Deus achou por bem privar-me até de cela, apesar de
aqui em casa haver bastantes e desocupadas. Na verdade, para
a realização de Seus desígnios, é mais a propósito a sala do recreio
e trabalho, tanto mais incómoda para escrever alguma coisa
durante o dia, tanto demasiado boa para descansar durante a noite.
Mas estou contente e agradeço a Deus a graça de ter nascido
pobre e de, por Seu amor, viver mais pobre ainda.
– Ai, meu Deus! Não era nada disto o que eu queria dizer!
Volto ao que Deus me deparou, ao abrir o Novo Testamento:
uma carta de S. Paulo aos Fil. 2, 5-8. Li assim: «Tende em vós os
mesmos sentimentos que houve em Jesus Cristo, O qual, existindo na forma de Deus..., Se aniquilou a Si mesmo, tomando a forma
de servo... Humilhou-se a Si mesmo, feito obediente até à morte».
Depois de reflectir um pouco, li ainda no mesmo cap. 5, 12 e 13:
«Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor. Porque Deus é
O que opera em vós o querer e o executar, segundo o Seu beneplácito».
Está bem. Não preciso de mais: obediência e abandono em
Deus que é Quem opera em mim. Na verdade, não sou mais que o
pobre e miserável instrumento de que Ele se quer servir e que
dentro em pouco, como o pintor que arremessa ao lume o pincel
inutilizado, para que se reduza a cinzas, assim o Divino Pintor fará
reduzir às cinzas do túmulo o Seu inutilizado instrumento, até ao
grande dia das aleluias eternas. E eu desejo ardentemente este
dia, porque o túmulo não aniquila tudo, e a felicidade do amor eterno e infinito começa já.

3. Assistência do Espírito Santo
Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo
No dia 7-10-1941, perguntava-me, em Valença, Sua Rev.cia o
Senhor Dr. Galamba:
– A Irmã, quando disse que a penitência estava feita só em
parte, disse-o de si mesma ou foi-lhe revelado?

Parece-me, Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo, que, proveniente de
mim só, não digo nem escrevo, em tais casos, coisa alguma. Tenho
que agradecer a Deus a assistência do Divino Espírito Santo que
sinto sugerindo-me o que devo escrever ou dizer. Se, por vezes, a
própria imaginação ou entendimento me sugere alguma coisa, sinto
logo que lhe falta a unção divina e suspendo até conhecer, no íntimo da minha alma, o que Deus quer dizer em seu lugar (3). Mas por que estou eu a dizer tudo isto? Não sei. Sabe-o Deus que inspirou V. Ex.cia Rev.ma a mandar-me que diga tudo; que, advertidamente, não oculte nada.