Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA-Primeiro encontro com o Bispo

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA
9. Primeiro encontro com o Bispo
Por este tempo, V. Ex.cia Rev.ma entrava em Leiria (37) e o nosso
bom Deus confiava, aos seus cuidados, um pobre rebanho há largos anos sem Pastor. Não faltou quem julgasse assustar-me com
a chegada de V. Ex.cia Rev.ma, como já doutra vez tinham feito com um venerável Sacerdote, dizendo que V. Ex.cia sabia tudo, que adivinhava e penetrava no íntimo das consciências e que, agora, iria
descobrir todas as minhas intrujices. Longe de me assustar, ansiava
por Ihe falar e pensava: Se é certo que sabe tudo, sabe que falo
verdade.
Assim, logo que uma boa senhora de Leiria se ofereceu para
me levar junto de V. Ex.cia Rev.ma, aceitei, gostosa, a proposta. Lá
fui, na expectativa do feliz momento. Chegou, enfim, esse dia. E ao
chegar ao Paço, mandaram-me entrar, com essa senhora, em uma
sala e esperar um pouco. Veio, passados alguns momentos, o
Secretário (38) de V. Ex.cia Rev.ma que falou amavelmente com a
Senhora D. Gilda, que me acompanhava, fazendo-me, de vez em
quando, algumas perguntas. Como já me tinha confessado duas
vezes a Sua Rev.cia, já o conhecia; e, por isso, a sua conversação
foi-me agradável.
Passado um pouco, veio o Senhor Dr. Marques dos Santo, com os seus sapatos de fivela e envolvido na sua grande capa.
Era a primeira vez que eu assim via vestido um Sacerdote e, por
isso, chamou-me mais a atenção. Começou, pois, a desenvolver o
seu reportório de perguntas que parecia não terem fim. De vez em
quando ria-se, com um ar de troça das minhas respostas e o momento de falar com o Senhor Bispo não havia maneira de chegar.
Por fim, veio de novo o Secretário de V. Ex.cia dizer à senhora que
me acompanhava que, quando o Senhor Bispo chegasse, que se
desculpasse, dizendo que tinha que ir a um recado, e que se retirasse, porque, dizia Sua Rev.cia, pode ser que Sua Ex.cia Ihe queira alguma coisa em particular. Ao ouvir este recado, exultei de alegria e pensei: O Senhor Bispo, como sabe tudo, não me fará muitas perguntas e está só comigo; mas que bom!
A boa senhora soube bem fazer a parte, quando V. Ex.cia Rev.ma
chegou; e, assim, tive a felicidade de falar a sós com V. Ex.cia. O
que em essa entrevista se passou não vou agora descrevê-lo, porque
V. Ex.cia Rev.ma decerto o recorda melhor do que eu. Na verdade,
quando vos vi, Ex.mo e Rev.mo Senhor, receber-me com tanta bondade, sem me fazer a mínima pergunta curiosa ou inútil, interessando-vos apenas pelo bem da minha alma e prontificando-vos a tomar conta da pobre ovelhinha que o Senhor acabava de vos confiar, fiquei, mais do que nunca, crente que V. Ex.cia Rev.ma tudo sabia; e não hesitei um momento em me abandonar nas vossas mãos. As condições impostas por V. Ex.cia Rev.ma para o conseguir, para o meu natural, eram fáceis: guardar perfeito segredo de tudo que V. Ex.cia Rev.ma me tinha dito e ser boa. Lá me fui guardando para mim o meu segredo, até ao dia em (que) V. Ex.cia Rev.ma mandou
pedir o consentimento da minha mãe.