Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA-Poder atractivo de Lúcia

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA-SEGUNDA MEMÓRIA
2. Poder atractivo de Lúcia
Poderá talvez parecer, neste escrito, que na minha terra não
encontrava amizade ou carinho em pessoa alguma. Não é assim.
Havia uma porçãozinha escolhida do redil do Senhor que mostrava
por mim uma simpatia única: eram as criancinhas. Corriam para
junto de mim numa alegria doida. E, quando sabiam que eu
pastoreava o meu rebanho cerca da nossa pequena aldeia, a grupos
lá iam ter, para passarem o dia comigo. Minha mãe costumava
dizer:
– Não sei que atractivo possas ter; as crianças correm para
junto de ti como se fossem para uma festa!

Eu é que muitas vezes não me sentia bem em meio de tanta
grita e, por isso, procurava ocultar-me.
O mesmo se passou com as minhas companheiras em Vilar e,
quase me atrevia a dizer, me passa agora com as minhas Irmãs
em religião. Há alguns anos atrás, me dizia a Madre Mestra, agora
Rev.ma Madre Provincial :
– A Irmã tem uma tal influência sobre as Irmãs que, se quiser,
Ihes pode fazer muito bem.

E, há pouco, me dizia a Rev.ma Madre Superiora, em Pontevedra:
– Em parte, a Irmã é responsável, diante de Nosso Senhor,
do estado de fervor ou de negligência das Irmãs, na observância,
porque o fervor se aumenta ou se esfria nos recreios; e as Irmãs
fazem os recreios que a Irmã fizer. Por tal e tais conversas que a
Irmã suscitou no recreio, tal e tal Irmã obteve um conhecimento
mais claro da regra e resolveu-se a observá-la com mais exactidão.
Que será isto? Não sei; talvez mais uma moeda que o Senhor
quis confiar-me, da qual me pedirá contas. Oxalá eu saiba negociar
com ela, para Lha restituir mil vezes multiplicada!