Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 6 de dezembro de 2014

MEDITAÇÕES PARA OS OITO PRIMEIROS DIAS DO ADVENTO-MEDITAÇÃO V

MEDITAÇÕES PARA OS OITO PRIMEIROS DIAS DO ADVENTO
MEDITAÇÃO V.
JESUS TUDO FEZ E SOFREU POR NÓS.

Dilexit me, et tradidit semetipsum pro me.
Amou-me, e entregou-se por mim.


 
Parte I.
Ó meu Jesus, se é por amor de mim que abraçastes uma vida tão penosa e uma morte tão amarga, posso dizer que a vossa morte é minha, as vossas dores são minhas, os vossos méritos são meus, em fim vós mesmo sois meu, porque é por mim que vos entregastes a tanto sofrimento. Ah! meu Salvador, a pena que mais me aflige é de pensar que houve um tempo em que éreis meu e que depois vos perdi tantas vezes voluntariamente. Perdoai-me, uni-me estreitamente a vós, e não permitais vos torne a perder no futuro. Amo-vos de toda a minha alma. Quereis ser todo meu, e eu quero ser todo vosso.
Parte II.
O Filho de Deus, sendo verdadeiro Deus, é infinitamente feliz; mas, diz S. Tomás, fez e sofreu pelo homem como se não pudesse ser feliz sem o homem. Se Jesus Cristo tivesse de merecer na terra sua própria beatitude, que mais poderia ser feito do que carregar-se de todas as nossas fraquezas e tomar todas as nossas misérias, para terminar depois a sua vida por uma morte tão dura e infame? Mas não; ele era inocente, santo e feliz em si mesmo; tudo fez e sofreu para obter-nos a graça de Deus e o paraíso que havíamos perdido.
Infeliz de quem vos anão ama, meu Jesus, infeliz de quem não vive tomado de amor por uma tão grande bondade!

Parte III.
Se Jesus Cristo nos tivesse permitido pedir-lhe maiores provas de seu amor, quem jamais teria ousado pedir-lhe que se fizesse criança como nós, abraçasse nossas misérias, e se tornasse até o mais pobre, o mais desprezado, o mais maltratado de todos os homens, morrendo em fim pela violência das dores num madeiro infamante, amaldiçoado e abandonado por todos, mesmo por seu Pai? Mas, o que não teríamos ousado pensar, Ele pensou e realizou.
Meu amado Redentor, dai-me a graça que me merecestes com a vossa morte. Amo-vos e arrependo-me de vos haver ofendido. Apoderai-vos de minha alma, não quero mais seja o demônio o seu senhor; quero seja ela toda vossa, pois que a resgatastes com o vosso sangue. Só vós me amais, e eu quero amar-vos, a vós só. Livrai-me do castigo de viver sem vosso amor, e depois puni-me como for do vosso agrado. — Maria, meu refúgio, a morte de Jesus e a vossa intercessão são as minhas esperanças.


Santo Afonso Maria de Ligorio