Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A reacção ao Padre Fuentes

 E aqui está a entrevista da Irmã Lúcia ao Padre Fuentes, publicada com a aprovação do Bispo of Leiria-Fátima, e também com a aprovação do prelado do Padre Fuentes, o Arcebispo Pío López, de Veracruz, e com o apoio do Cardeal-Arcebispo de Guadalajara, México.
   É uma declaração muito simples. De facto, a Irmã Lúcia já tinha dito coisas mais fortes do que as que o Padre Fuentes publicou, e essas outras declarações foram publicadas sem problemas. Mas esta entrevista do Padre Fuentes deu volta ao mundo e foi circulada amplamente. E — que surpresa! — o Padre Fuentes foi atacado pessoalmente. Foi acusado de ter inventado tudo. Foi acusado de fabricar mentiras.

 
Ataques anónimos
Há certos sinais que nos ajudam a saber em quem acreditar. O primeiro sinal é termos uma comunicação anónima proveniente da Chancelaria de Coimbra. Isto é, ninguém na Chancelaria — nem o Bispo, nem o Vigário Geral, nem o Chanceler — ninguém está disposto a dizer: “Assumo a responsabilidade por esta declaração.” Mesmo assim, esta nota anónima a atacar o Padre Fuentes foi publicada, e até hoje ninguém se responsabilizou por ela.
   O meu pai explicou-me, quando eu era rapaz: “Se receber uma carta anónima, nem sequer a leio. Rasgo-a. Se a pessoa não tem a coragem de assumir a responsabilidade pelo que escreveu, eu também não tenho tempo para a ler.” Infelizmente, foi dado crédito a essa nota anónima.
   Ora bem, sabemos que, por lei, para uma ordem ser dada, numa sociedade aberta — o que não é o caso dos Maçons, que dão ordens anonimamente, como é seu costume — numa sociedade aberta, seja ela a Igreja ou o Estado, quem dá a ordem deve estar disposto a assumir a responsabilidade dela. Deve estar disposto a assinar a ordem, se tal lhe for pedido.
   Mas agora, pois, temos a Igreja a ser dirigida através de comunicados anónimos: a nota anónima de 1960 a dizer-nos que o Segredo não seria divulgado, e aseguir a nota anónima de 1961 a dizer-nos que o Padre Fuentes mentira sobre aquela entrevista.
Em The Third Secret of Fatima, do Padre Alonso, podemos encontrar o texto completo da entrevista, e ainda umas notas complementares. Devemos saber que o próprio Padre Alonso, em 1965, começou por aceitar a linha partidária apresentada no comunicado anónimo. Mas em 1975, depois de dez anos de estudos, veio a apoiar o Padre Fuentes, dizendo que não há nada na sua entrevista que não seja autêntico. E diz mais que não há nada que a Irmã Lúcia dissesse que não tenha sido confirmado em muitas outras declarações.
   Assim, quem quiser discutir um ou outro ponto, leia o livro de Frère Michel, The Whole Truth About Fatima, volume III, The Third Secret. (onde se encontra também toda a entrevista do Padre Fuentes.) E quem não tiver problemas em compreender ou aceitar isto, que leia também o livro de Frère Michel, que é muito importante, especialmente a terceira parte, que foi publicada em 1985. Naquela altura, Frère Michel não podia utilizar as descobertas dos últimos vinte anos de estudos; mas o livro continua a ser uma pedra fundamental no estudo do Segredo de Fátima, que ainda não foi divulgado na sua totalidade.