Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A última entrevista sem restrições da Irmã Lúcia

A última entrevista sem restrições da Irmã Lúcia
 
Apresentamos aqui uma transcrição editada de uma palestra feita em 9 de Outubro de 2006 pelo Padre Nicholas Gruner, estudioso de Fátima de valor reconhecido, a centenas de Bispos, padres e leigos presentes à conferência Última Oportunidade para a Paz Mundial. Na sua palestra, o Padre Gruner descreve a famosa entrevista do Padre Agustín Fuentes com a Irmã Lúcia, a última vidente de Fátima, em 26 de Dezembro de 1957. Foi nesta entrevista histórica que a Irmã Lúcia disse: “Nossa Senhora está muito triste por ninguém fazer caso da Sua Mensagem.”
pelo Padre Nicholas Gruner, S.T.L., S.T.D. (Cand.)


Hoje quero apresentar-lhes alguns comentários sobre o encontro histórico entre a Irmã Lúcia e o Padre Agustín Fuentes em Dezembro de 1957. Foi nesta entrevista profética que se revelou o núcleo do Segredo de Fátima, pelo menos em parte.
O Padre Fuentes era um sacerdote mexicano que foi nomeado postulador da causa da beatificação de Jacinta e Francisco Marto. Já se tinha encontrado com a Irmã Lúcia em 10 de Agosto de 1955, e teve a oportunidade de a rever em 26 de Dezembro de 1957. Depois desse encontro, fez uma palestra em 22 de Maio de 1958 na casa-mãe das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração e de Nossa Senhora de Guadalupe. Durante esta palestra, o Padre Fuentes repetiu as palavras que ouvira da Irmã Lúcia em Dezembro anterior, e mais tarde a palestra veio a ser publicada. O Padre Alonso disse-nos que a palestra do Padre Fuentes foi publicada com todas as garantias de autenticidade, e com a devida aprovação episcopal, incluindo a do Bispo of Leiria, que é a diocese em que Fátima se situa.
O Padre Fuentes sublinhou muito claramente que a Mensagem a que se referiu foi-lhe transmitida directamente pela Irmã Lúcia, a principal vidente de Fátima. Aqui estão alguns excertos, traduzidos do texto original do Padre Fuentes, que é em espanhol.


A Santíssima Virgem está muito triste!
Começamos pelo Padre Fuentes: “Só quero falar-lhes da última conversa que tive com a Irmã Lúcia em 26 de Dezembro do ano passado. Encontrei-me com ela no convento. Estava muito triste, muito pálida e emagrecida. E disse-me: ‘Senhor Padre, a Santíssima Virgem está muito triste, por ninguém fazer caso da Sua Mensagem, nem os bons nem os maus; os bons, porque continuam no seu caminho de bondade, mas sem fazer caso desta Mensagem; os maus, porque, não vendo que o castigo de Deus já paira sobre eles por causa dos seus pecados, continuam também no seu caminho de maldade, sem fazer caso desta Mensagem. Mas creia-me, senhor Padre, Deus vai castigar o mundo, e vai castigá-lo de uma maneira tremenda. O castigo do Céu está iminente.’”
   É assim que começa a entrevista. Tenhamos presente que estas palavras foram ditas em 1957, em 26 de Dezembro. Isto foi antes de a Irmã Lúcia ter sido totalmente silenciada, situação em que está nos últimos quarenta e cinco anos da sua vida. E mesmo já nessa altura, as entrevistas com a Irmã Lúcia já estavam a ficar cada vez mais raras. A visita anterior à Irmã Lúcia mais conhecida foi a do Padre Lombardi, Jesuíta bem conhecido, fundador do Movimento para um Mundo Melhor. Mas por volta 1960, até o velho confessor da Irmã Lúcia — outro Jesuíta, que a tinha confessado e sido o seu director espiritual durante cerca de dez anos nas décadas de 1930 e 1940 — não a conseguiu ver, quando regressou do Brasil em 1960.


A Irmã Lúcia foi desligada em 1960
Era preciso obter uma licença para ver a Irmã Lúcia, e esta era concedida, não pelo Bispo de Fátima nem pelo Bispo de Coimbra, mas pelo Cardeal Prefeito do Santo Ofício ou pelo próprio Papa. Assim, esta entrevista com o Padre Fuentes foi talvez a última entrevista com a Irmã Lúcia que veio a ser publicada sem restrições.
Eu sei, evidentemente, que foram publicadas outras entrevistas que afirmam reproduzir as palavras da Irmã Lúcia, num capítulo de O derradeiro combate do demónio, Christopher Ferrara sublinha a falta de credibilidade do que foi apresentado como uma entrevista concedida em 2001. O Sr. Ferrara diz que o relato desta entrevista quase não é credível; e que há muitas omissões flagrantes.
Mas isto é assunto para outra conferência. Hoje quero concentrar-me na entrevista dada em 1957 ao Padre Fuentes. Esta entrevista é muito profética, e considero-a a última entrevista completa e sem alterações que a Irmã Lúcia deu.