Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

Terceiro Domingo depois de Pentecostes

Terceiro Domingo depois de Pentecostes


3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.


Epístola 1ª de São Pedro Apóstolo 5, 6-11.
Caríssimos: Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte, quando vier até vós. Descarregai n’Ele todas a vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda, como um leão, rugidor, à vossa volta, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, suportam as mesmas provas. Porém, após um breve sofrimento, o Deus de toda a graça, que nos chamou para sua glória eterna em Jesus Cristo, Ele próprio aperfeiçoará, fortalecerá e consolidará a sua obra: A Ele seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos! Amém.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 1-10.
Naquele tempo: Os publicanos e os pecadores aproximavam-se de Jesus, para O ouvirem. Mas, os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este acolhe os pecadores, e come com eles! Apresentou-lhes então, esta parábola, dizendo: “Qual de vós, tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no descampado e vai procurar a que se tinha perdido, até a encontrar? E depois de a ter encontrado não a põe, todo contente, aos ombros, e, de regresso a casa, não chama os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que tinha se perdido? Pois digo-vos que no Céu haverá também maior alegria por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nova justos que não precisam de se arrepender! Ou ainda: qual é a mulher que, tendo dez dracmas, e perdendo uma, não acende a candeia, e não varre a casa, e não procura diligentemente até a encontrar? E, depois de a ter encontrado, não chama as amigas e as vizinhas, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque encontrei a moeda que tinha perdido? Assim também Eu vos digo que entre os Anjos de Deus haverá alegria por um só pecador que se arrepende!”
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963.