Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

Missa do décimo-quinto domingo depois de Pentecostes

Missa do décimo-quinto domingo depois de Pentecostes

Intróito. Sl 85, 1 e 2-3Baixai até mim, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me. Salvai o vosso servo, ó meu Deus, que espera em Vós. Tende compaixão de mim, Senhor, porque clamei por Vós durante todo o dia. Sl,ibid, 4. Dai, Senhor, alegria ao vosso servo, porque levantei até Vós a minha alma. V. Glória.
Coleta. – Dignai-Vos, Senhor, purificar e defender a vossa Igreja com a vossa incessante misericórdia; e como não pode salvar-se sem Vós, governai-a continuamente com a vossa graça. Por Nosso Senhor.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Gálatas 5, 25 -26; 6, 1 -10. Irmãos: Se vivemos pelo  Espírito, conduzamo-nos também pelo Espírito. Não nos façamos ávidos da vanglória, provocando-nos uns aos outros, e tendo inveja uns dos outros. Irmãos, se algum homem for surpreendido em algum delito, vós, que sois espirituais, admoestai-o com espírito de mansidão; refletindo cada um sobre si mesmo, não caia  também em tentação. Levai os fardos uns dos outros, e desta maneira cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas cada um examine as suas ações, e então terá glória somente em si mesmo, e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo. E o que é catequizado na palavra, reparta de todos os bens com o que catequiza. Não vos enganeis; de Deus não se zomba. Porque aquilo que o homem semear, isso também colherá. Aquele que semeia na sua carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia no Espírito, colherá do  Espírito a vida eterna. Não nos cansemos, pois, de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, não desfalecendo. Logo, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos irmãos na fé.
 
Gradual. - Sl. 91, 2-3.- É bom louvar ao Senhor e cantar um salmo ao vosso nome, ó Altíssimo. V. Para anunciar de manhã a vossa misericórdia e a vossa verdade durante a noite.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl.94, 3. V. Porque o Senhor é o grande Deus, o grande Rei que domina a Terra. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Lucas 7, 11-16. Naquele tempo: Ia Jesus para uma cidade, chamada Naim; e iam com Ele seus discípulos e muito povo. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que era levado um defunto a sepultar, filho único de sua mãe; e esta era viúva; e ia com ela muita gente da cidade. E, tendo-a visto o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores. E aproximou-se e tocou no esquife. E os que o levavam pararam. Então disse Ele: Jovem, Eu te digo, levanta-te. E sentou-se o que tinha estado morto, e começou a falar. E Jesus entregou-o a sua mãe. E todos ficaram possuídos de temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus visitou o seu povo.
 
Ofertório. Sl. 39,2-4. – Esperei com grande esperança no Senhor e Ele voltou para mim o seu olhar e atendeu a minha oração e pôs nos meus lábios um cântico novo, um hino ao nosso Deus.
 
Secreta – Que os vossos sacramentos nos guardem, Senhor, e nos defendam das investidas do demônio. Por N.S.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão. Jo 6, 52. – O pão que Eu darei é a minha carne para vida do mundo.
 
Depois da comunhão. – Que a virtude deste dom celeste santifique, Senhor, as nossas almas e os nossos corpos, para que não seja o nosso próprio sentir mas o efeito deste sacramento que dirija os nossos atos. Por Nosso Senhor.