Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
2ª Classe – Paramentos Verdes
Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás (...).’ ” Trecho do Sermão da Montanha 
(afresco alusivo ao Sermão por Fra Angelico).

 
Epístola 1ª de São Pedro Apóstolo 3, 8-15.
Caríssimos: conservai-vos todos bem unidos na oração, e sede compassivos, amigos dos irmãos, misericordiosos, afáveis e humildes; não pagueis o mal com o mal, nem a injúria com a injúria; ao contrário, abençoai, pois é para isso que fostes chamados, a fim de terdes a benção em herança. Na verdade, quem quer amar a vida, e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal, e que os seus lábios não profiram falsidades; afaste-se do mal, e pratique o bem; procure a paz, até a alcançar: Porque o Senhor tem os olhos sobre os justos, e esta atento às suas orações; volta, porém, o rosto contra os que fazem o mal. Quem é que vos pode prejudicar, se fordes zelosos no bem? Mais ainda: Se sofrerdes pela justiça, mais felizes sois! Não temais, portanto, as ameaças dos maus, nem vos perturbeis; por vossa parte bendizei a Cristo Senhor nos vossos corações.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 20-24.
Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos: “Se a vossa justiça não for além da dos escribas e dos fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; e quem matar será condenado em juízo.’ Pois Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra seu irmão, será condenado em juízo. Mais ainda: Quem disser a seu irmão: Raca (cabeça oca)!’, será condenado em conselho; e quem lhe chamar: Louco!’, será condenado ao fogo da Geena. Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e aí te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão; depois, virás fazer a tua oferta.”
 
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).