Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

5º DOMINGO APÓS A PÁSCOA

5º DOMINGO APÓS A PÁSCOA
2ª Classe – Paramentos Brancos
Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
Deixo outra vez o mundo, e regresso ao Pai. (Jo 16, 28b)
Epístola de São Tiago Apóstolo 1, 22-27.
Caríssimos: Ponde em prática a palavra de Deus, e não vos contenteis só com ouvi-la, iludindo-vos a vós mesmos. O que se limita a ouvi-la, sem a pôr em prática, assemelha-se à pessoa que se contempla ao espelho, vendo a cara que a natureza lhe deu: contemplou-se, foi-se embora, e logo se esqueceu do que era! Quem, porém, se fiar na lei perfeita da liberdade, e nela se mantiver, não como um ouvinte distraído, mas como homem que a põe em prática,- esse encontrará a felicidade nessa mesma prática. Demais, se alguém se julga religioso, e não refreia a sua língua, ilude-se a si mesmo, sendo vã a sua religião. A religião pura e sem mancha, aos olhos de Deus e nosso Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas dificuldades, e não se deixar manchar por este mundo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 23b-30.
Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo que, se pedirdes ao meu Pai alguma coisa, em meu nome, Ele vo-la dará. Até agora não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Disse-vos estas coisas em parábola. Chegou, porém, o tempo em que já vos não falarei em parábola, mas claramente vos explicarei quem é o Pai. Nesse dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que pedirei ao Pai por vós, porque o Pai ama-vos, pois vós também Me amastes, e acreditastes que Eu vim de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo. Deixo outra vez o mundo e regresso ao Pai.” Disseram-lhe os discípulos: “Agora, sim, que nos falais claramente, e sem Vos servirdes de parábolas! Agora reconhecemos que sabeis tudo, sem precisardes que se Vos façam perguntas! É por isto que acreditamos que viestes de Deus.”
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).