Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

Missa do vigésimo-quarto e último domingo depois de Pentecostes

Missa do vigésimo-quarto e último domingo depois de Pentecostes

Intróito. Jerem. 29, 11 – 12 e 14  Diz o Senhor: Eu tenho pensamentos de paz e não de aflição; invocar-Me-eis e escurarei a vossa oração e reconduzirei os vossos cativos de todos os lugares em que andam dispersos. Sl 84,2. Abençoastes, senhor, a Vossa terra e relegastes o cativeiro de Jacó. V. Glória ao Pai.

Coleta – Excitai, Senhor, a vontade dos Vossos fiéis, para que, procurando com mais fervor o fruto das boas obras, alcancem maiores remédios da Vossa misericórdia.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Colossenses 1, 9 - 14. Irmãos: Não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que andeis dum modo digno de Deus; confortados com toda a fortaleza pelo Seu poder glorioso, para suportar tudo com paciência, longanimidade e alegria; dando graças a Deus Pai, que nos fez dignos de participar da sorte e herança dos santos na luz do céu; o Qual nos livrou do poder das trevas, e nos transferiu para o reino do Filho do Seu amor, no qual, pelo Seu sangue, temos a redenção, a remissão dos pecados.

Gradual. - Sl. 43, 8-9.- Libertastes-nos, Senhor, dos que nos oprimiam, e confundistes aqueles que nos odeiam. V.Em Deus nos gloriaremos todo o dia, e louvaremos o Vosso nome para sempre.

Aleluia, aleluia. v. Sl. 129, 1-2. V. Do fundo do abismo clamei por Vós, Senhor: Senhor, ouvi a minha oração. Aleluia.

Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 24, 15-35. Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos: Quando pois virdes a abominação da desolação, que foi predita pelo profeta Daniel, posta no lugar santo, - o que lê entenda – então os que se acham na Judéia, fujam para os montes; e o que se acha sobre o telhado, não desça para tomar coisa alguma de sua casa; e o que está no campo, não volte a tomar a sua túnica. Mas, ai das mulheres grávidas e das que tiverem crianças de peito naqueles dias! Rogai pois que não seja a vossa fuga no inverno, ou em dia de sábado; porque então será grande a aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E, se não se abreviassem aqueles dias, não se salvaria pessoa alguma; porém, serão abreviados aqueles dias em atenção aos escolhidos. Então, se alguém vos disser: Eis aqui está o Cristo, ou ei-lo acolá, não deis crédito. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes milagres e prodígios, de tal  modo que (se fosse possível) até os escolhidos se enganariam. Eis que eu vo-lo predisse. Se pois vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais da casa, não deis crédito. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Em qualquer lugar, em que estiver o corpo, aí se juntarão também as águias. E, logo depois da tribulação daqueles dias, escurecer-se-á o sol, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potestades dos céus serão abaladas. E então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu; e todos os povos da terra chorarão, e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu com grande poder e majestade. E mandará os seus anjos com trombetas e com grande clamor, e juntarão os seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade dos céus até à outra. Ouvi uma comparação tirada da figueira: Quando os seus ramos estão tenros e as folhas têm brotado, sabeis que está perto o estio; assim também quando virdes tudo isto, sabei que (o Filho do homem) está perto, (está) às portas. Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que se cumpram todas estas coisas. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório. Sl. 129, 1-2. – Do fundo do abismo clamei por Vós, Senhor: Senhor, ouvi a minha oração. Do fundo do abismo clamei por Vós, Senhor.

Secreta – Senhor, sede propício às nossas orações, e, aceitando o sacrifício e as preces do Vosso povo, convertei para Vós o nosso coração, para que, libertos da cupidez terrena, cresçamos nos desejos do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade

Comunhão. Marc 11, 24. – Em verdade vos digo que tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e que vos será concedido.

Depois da comunhão. – Fazei, Senhor, que a ação benéfica destes sacramentos sirva de medicina e de cura a tudo o que há de irregular na nossa alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.