Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

2º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
2ª Classe - Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.

Convite para o grande banquete. Ilustração por Jan Luyken, século 17.

Epístola 1ª de São João Apóstolo 3, 13-18.
Caríssimos: Não vos admireis de que o mundo vos odeie. Nós sabemos que passamos da morte à vida, por isso que amamos os nossos irmãos: Quem não ama, está morto! Todo aquele que odeia o seu irmão, é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna em si. O amor de Deus reconhecemo-lo nisto: em Ele ter dado a sua vida por nós, devendo nós também, portanto, dar a vida pelos nossos irmãos. Se alguém tiver bens deste mundo, e, vendo o seu irmão em necessidade, se não comover com isso, como é que o amor de Deus estará nele? Filhinhos! Não amemos com palavras e com a língua, mas com a verdade das obras.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 16-24.
Naquele tempo: Disse Jesus aos fariseus a seguinte parábola: Um homem tinha feito um grande jantar, para o qual tinha convidado muitos. À hora do jantar mandou um servo a dizer aos convidados que viessem, porque tudo estava pronto. Todos, porém, à uma, se começaram a escusar. Um primeiro disse-lhe: ‘Comprei uma quinta, e tenho de ir vê-la; peço-te que me dês por dispensado. Um segundo disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; peço-te que me dês por dispensado. Um outro disse: ‘Acabo de me casar, e por isso não posso ir. Voltou o servo, e contou tudo isto ao seu Senhor. O dono da casa, então, irritado, disse ao servo: ‘Vai imediatamente pelas praças e ruas da cidade, e traze-me cá os pobres, os aleijados, os cegos, e os coxos. ‘Senhor, disse-lhe o servo, ‘fez-se como mandaste, mas ainda há lugares. Em vista disto, disse o Senhor ao servo: ‘Vai pelos caminhos e azinhagas, e obriga as pessoas a entrar, para que a minha casa fique cheia. Aqui vos afirmo que nenhum dos que foram convidados provará o meu jantar.
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).