Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 22 de novembro de 2014

ASSUNÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM

ASSUNÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM
Festa de 1ª Classe no dia 15 de Agosto
No Brasil: Festa Externa com comemoração do 10º Domingo Após Pentecostes, em 17/08/2014
1ª Classe – Paramentos Brancos
Para ler/baixar o Próprio da Missa deste domingo, clique aqui.
Para ler/baixar as orações da Comemoração do Domingo, clique aqui.
Assunção da Virgem. Óleo sobre tela 
por Bartolomé Murillo, 1670 a 1680.
Epístola: Livro de Judite 13, 22-25 / 15, 10.
“O Senhor abençoou-te com a sua fortaleza, pois que, por teu intermédio, reduziu a nada os nossos inimigos. Abençoada és tu, minha filha, pelo Senhor, o Deus altíssimo, entre todas as mulheres da terra. Bendito seja o Senhor, criador do céu e da terra, que te levou a cortares a cabeça do chefe dos nossos inimigos. De tal maneira ele hoje glorificou o teu nome, que o teu nome não desaparecerá da boca dos homens, para sempre lembrados do poder do Senhor. Ao veres os sofrimentos e a amargura do teu povo, não quiseste poupar a tua vida; antes nos salvaste da ruína, sob o olhar protetor do nosso Deus: Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra do nosso povo.”
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 41-50.
Naquele tempo: Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou em voz forte, dizendo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Como pude eu merecer a dita de vir até mim a Mãe do meu Senhor? Na verdade, apenas ouvi as palavras da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio! Tu, sim, que és feliz, por teres acreditado que em ti se cumpriria o que te foi dito da parte do Senhor!” Maria, então, prorrompeu: “A minha alma glorifica ao Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador; porque se dignou baixar os olhos para a humilde condição da sua escrava, desde agora me chamarão bem-aventurada todas as gerações: Porque O que é Poderoso fez em mim grandes coisas, e o seu nome é santo; e a sua misericórdia estende-se, através das idades, sobre todos os que O temem.”
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).