Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Santa Brígida - Capítulo 4

Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo a sua esposa sobre como ela deveria proceder não se preocupando ou pensando nas coisas reveladas a ela vindas do mau espírito e também como reconhecer um bom e um mau espírito.

Capítulo 4

Sou seu Criador e Redentor. O que há em minhas palavras para que esteja com medo delas? Por que questiona de que espírito procede, se do bom ou do mau? Encontrou algo em minhas palavras que sua consciência a acusa e viu algo que não deveria fazer? Porventura mandei-lhe fazer algo contra a razão? E a esposa lhe respondeu: Não, certo que não, Senhor, creio que todas as vossas palavras são verdadeiras, confesso meu erro. O Espírito então lhe disse: Mandei-lhe três coisas das quais poderia reconhecer ser bom o espírito que te falava. Pedi que honrasse a seu Deus que te fez e lhe deu todas as coisas que tem e é exatamente o que sua razão te ordena fazer, que O honre acima de todas as coisas.

Mandei que conservasse uma fé firme e reta na qual consite em crer que nada é feito e nem se pode fazer sem Deus e lhe disse que usasse com moderação e equilíbrio todas as coisas porque foram feitas para que o homem se beneficiasse delas para, assim, suprir sua necessidade. Também, desse modo, pelas três coisas contrárias a elas se pode reconhecer um espírito mal. Ele a instruiria a buscar honra para si e a vangloriar com os dons da qual lhe dei, ainda, lhe persuadiria para que não tenha a fé verdadeira e que não use com moderação e temperança de seus sentidos, a induzindo, então, à impureza do seu corpo e de todas as demais coisas e, para conseguir isso, inflamaria seu coração e se mostraria com uma aparência de bem.

Por isso mandei que examinasse bem sua consciência e que a manisfestasse a homens sábios e de vida espiritual. Portanto, não duvide que quem está contigo é o espírito bom de Deus quando, tanto você quanto Ele, desejarem a mesma coisa e se inflamarem com este desejo, porque somente eu posso causar este fervor. É impossível, tanto ao demônio quanto o homem, chegar perto de você, por mais mau que seja, se eu não o permitir e se o permitir é por causa dos seus pecados ou pelos meus planos secretos; saiba que eles são criaturas minhas tanto quanto todas as outras coisas criadas boas, mas sua malícia fizeram deles maus e é por isso que sou Senhor sobre eles.

Por esta razão, acusam-me falsamente aqueles que dizem que as pessoas que me rendem grande devoção estão loucas ou possuídas. Fazem-me parecer, com isso, um homem que expõe a sua casta e fiel mulher ao adúltero. Isso é o que Eu seria se deixasse que alguém que me ame plena e retamente fosse possuído por um demônio. Mas, visto que sou fiel, nenhum demônio nunca poderá controlar a alma de nenhum de meus servos devotos. Apesar de que meus amigos, às vezes, parecem estar quase fora de sua razão, não é porque sofrem devido ao demônio nem porque me servem com fervor, mas bem se deve a algum defeito do cérebro ou a alguma outra coisa oculta, que sirva para humilhá-los. Às vezes, também pode ocorrer que o diabo receba de mim um poder sobre os corpos das boas pessoas, para um maior benefício dessas, o que obscureceria suas consciências. Todavia, nunca poderá conseguir o controle das almas daqueles que têm fé e se deleitam em mim.