Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Capítulo 2.

Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo àquela que Ele escolheu por sua esposa a qual ensinou as práticas da fé verdadeira e, também, quais qualidades, virtudes e intenções a esposa deveria ter em relação a seu esposo.
Capítulo 2
Eu sou o Criador do céu, da terra, do mar e de todas as coisas que estão neles. Eu sou um com o Pai e o Espírito Santo e não sou como os deuses de pedra ou de ouro, como disseram algumas pessoas, senão Eu seria vários deuses, mas ao contrário disso, sou um Deus uno, Pai, Filho e Espírito Santo, três pessosa, um quanto à substância e natureza, que cria todas as coisas e por ninguém foi criado, imutável, onipotente e sem princípio ou fim. Eu sou aquele que nasci da Virgem, sem perder minha Divindade, uni a ela a Humanidade para que, em uma mesma pessoa, fosse verdadeiro Filho de Deus e Filho da Virgem. Eu sou o que foi crucificado, morto e sepultado, mas minha Divindade não foi afetada, mesmo quando fui morto segundo a carne e vossa humanidade que eu apenas assumi. Vivi segundo minha Divindade a qual era Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Eu sou o mesmo que ressuscitou e subiu aos Céus e agora falo com você em espírito. Eu a escolhi e tomei por esposa para mostrar-lhe meus segredos, porque essa é minha vontade. Você também, por certo direito, tse fez minha quando, ao morrer seu marido, submeteu toda sua vontade sob minhas mãos e também ao desejar e rogar para que a instruísse como poderia ser “pobre” por mim, sendo assim, quis deixar tudo e, ao fazê-lo, fez-se minha por direito e, é claro, que correspondi a tanto amor. Por isso, Eu, Deus, a tomo para mim e, para meu próprio prazer, a recebo convenientemente por esposa, ó alma casta, me agrada, assim, sendo vós pura.

Deve, pois, a esposa, encontrar-se preparada, de maneira que, quando seu esposo quiser celebrar as bodas, ela esteja decentemente ornada e limpa. Você já está bem limpa, pois seus pensamentos estão sempre atentos a seus pecados para evitá-los. Também, através do batismo, você recebeu a purificação do pecado de Adão e em tantas outras vezes, havendo você caído no pecado, a socorri e a levantei. A esposa deve ter também, em seu peito, o sinal visível de seu esposo e esse será a memória contínua das graças que ele lhe fez. Lembre-se sempre que nobremente te criei dando-lhe alma e corpo, que amorosamente dei-lhe saúde e bens temporais, com carinho a resgatei morrendo e lhe restituí a herança que havia perdido. Deve também a esposa fazer a vontade do esposo. Qual é minha vontade se não que me ame mais do que a todas as coisas deste mundo e que não ame nada mais se não somente seu Deus e Esposo?

Criei todas as coisas por amor do homem e o fiz senhor delas e ele me paga amando-as e me desprezando. As custas do meu sangue lhe compraram a herança do Céu que havia perdido por seu pecado e, com tudo isso, o homem ainda está distante e alienado pela razão, deixando esta herança que lhe ganhei, que é um bem e uma honra eternos, por uma honra e um bem transitórios que se comparam a espuma do mar que em dado momento surge e aumenta e em outro se desfaz e se acaba no nada. E se você, esposa minha, amar-me apenas e menosprezar todas as coisas, não somente filhos e pais, mas também as honras e riquezas, darei-lhe um dom preciosíssimo e dulcíssimo que não será ouro e nem prata senão eu mesmo, pois Sou o Rei da Glória e darei-me por seu esposo e serei seu prêmio.

Se acaso você se envergonhar de ser pobre e menosprezada, coloque seus olhos em mim, que sou teu Deus e que padeci esta pobreza e repúdio antes de você; meus servos e amigos me desampararam na terra, porque na verdade eu buscava amigos para o Céu. E se por ventura temer os trabalhos e as enfermidades, considera quanto maior trabalho seria arder nos infernos. Não seria merecido, por assim dizer, quando me ofendeu? Acaso seria diferente se você tivesse praticado o mal a qualquer senhor deste mundo? Porém, eu a amo de todo o coração e não faço coisa alguma contra a justiça e, assim como me ofendeu com todos os membros do seu corpo, com todos você deverá pagar a pena de sua culpa.

Mas por ter feito um propósito de vontade de emendar-se, uso de misericórida contigo, e por mais pequena emenda que fizer apagarei grandes castigos. Portanto, abraça de boa vontade um pouco de trabalho para que eu lhe dê um grande prêmio, pois é conveniente que a esposa padeça de trabalhos, assim como fez o Esposo, para que ela mereça gozar das graças e da paz de seu amado.