Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Santa Brígida da Suécia - Capítulo 3.

Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo a sua esposa sobre o amor e a honra que se deve aprender a ter para com Ele, o Esposo, e também sobre o ódio ao pecado e sobre o amor ao mundo.

Capítulo 3

Eu sou seu Deus e Senhor a quem adora. Sou o que conserva e sustenta o céu e a terra sem que eles tenham alicerce ou coluna para se estruturarem. Sou aquele que, cada dia, assume a aparência de pão para ser sacrificado no altar, Deus e Homem verdadeiro, o mesmo que a escolhe e a chama. Honra meu Pai! Ama-me! Obedeça ao Espírito Santo! Tenha minha Mãe por sua Senhora! Venera a todos os meus Santos! Mantenha a verdadeira fé que lhe seja ensinada por alguém que experimentou em si mesmo o conflito ente os dois espíritos, o da falsidade e o da verdade, e que conseqüentemente venceu com minha fé. Tenha a verdadeira humildade que consiste em ter e manifestar ser quem é e de dar a Deus glória pelos bens e benefícios que possui.

Por ventura, nestes tempos miseráveis, muitos me odeiam e minhas palavras e obras são tomadas como dolorosas e vazias e, com isso, amam o demônio e o recebem de braços abertos. Não fazem coisas por mim a não ser com tristeza a amargura e também não professam meu nome. Mas amam o mundo e as coisas mundanas com tanta veemência que não se cansam de trabalhar por elas noite e dia e andam sempre atônitos pelo amor ao que é perecível. Se comparados, seus esforços soam a mim o mesmo que se alguém desse dinheiro a um inimigo para matar seu próprio filho. Isto é o que eles fazem. Assim agem estes amantes do mundo que dão uma pequenina esmola e me honram somente com seus lábios, pois pensam prosperar somente nas coisas do mundo e, deste modo, perseveram em seu orgulho e em seu pecado. Sufocam o bom espírito e nunca dão um passo em direção ao bem e à virtude.

Portanto, se me amar verdadeiramente com todo o seu coração e se não desejar nenhuma outra coisa que não seja somente a mim, eu serei um ímã que, com meu amor, atrairei você a mim como o ferro é atraido. Farei com que descanse em meu braço que é tão forte que, quando está estendido não há ninguém que consiga dobrá-lo e quando dobrado não há ninguém que consiga estendê-lo. É tão doce que não se pode comparar com nenhum deleite deste mundo.

EXPLICAÇÃO
Este foi um santo, doutor em teologia, que se chamou Mestre Matias da Suécia, canônico de Linköping, que glossou a Bíblia de maneira excelente. Sofreu tentações muito sutis do demônio, incluindo uma série de heresias contra a fé católica, todas as quais superou com a ajuda de Cristo e não pôde ser vencido pelo demônio. Isso tudo está escrito na biografia de Santa Brígida. Foi este Mestre Matias quem compôs o prólogo deste livro e que começa assim: “Stupor et mirabilia, etc”. Foi um homem santo e muito poderoso em palavras e obras. Quando a esposa de Cristo morreu na Suécia, pois até então vivia em Roma, ouviu em sua oração uma voz que dizia a seu espírito: “Feliz de você, Mestre Matias, pela coroa que foi preparada para ti no Céu. Vem agora para a sabedoria que não tem fim!” Ao longo dos escritos dessas revelações será possível ler mais sobre ele.