Jesus Crucified

Jesus Crucified
Jesus Christ have mercy on us

Holy Tridentine Mass - Santa Missa Tridentina.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Domingo da Quinquagésima.

MISSA

Intróito. Sl. 30, 3-4. Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio em que me possa salvar. Porque Vós sois a minha fortaleza e o meu auxílio e, para glória do vosso nome, sereis o meu guia e o meu pastor. Sl.(ibid, 2) Esperei em Vós, Senhor, e não serei confundido jamais. Pela vossa justiça livrai-me e salvai-me. V. Glória ao Pai.


Coleta – Dignai-Vos escutar, Senhor, as nossas preces e, livres dos laços do pecado, defendei-nos de todos os males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Coríntios (I, 13, 1 – 13). Irmãos: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine. E, ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montes, se não tiver caridade, não sou nada. E, ainda que distribuísse todos os meus bens no sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, nada (disto) me aproveita. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não é temerária; não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca há-de acabar (nem mesmo no céu); mas as profecias passarão, e as línguas cessarão, e a ciência será abolida. Porque imperfeitamente conhecemos, e imperfeitamente profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, será abolido o que é imperfeito. Quando eu era menino, falava como menino, apreciava (as coisas) como menino, discorria como menino. Mas, quando me tornei homem feito, deixei as coisas que eram de menino. Nós agora vemos a Deus como por um espelho, em enigma; mas então (o veremos) face a face. Agora conheço-o em parte; mas então hei-de conhece-lo, como eu mesmo sou dele conhecido. Agora, pois, permanecem (como necessárias para todos) estas três coisas: a fé, a esperança, a caridade; porém a maior delas é a caridade.



Gradual. - Sl. 76, 15 et 16. Vós sois o Deus que faz coisas admiráveis. Revelastes às nações o Vosso poder. V. Livrastes com a força do Vosso braço o Vosso povo, os filhos de Israel e de José.



Tracto. Sl. 99, l - 2. Que a terra inteira entoe um cântico de júbilo ao Senhor, e que o sirva com alegria. V. Entrai à sua presença rejubilantes e sabei que o Senhor é nosso Deus. V. Foi Ele quem nos fez e não nós a nós mesmos. Nós somos o seu povo e ovelhas de seus pascigos.

Seqüência do S. Evangelho segundo S. Lucas 18, 31 - 43. Naquele tempo: Tomou Jesus à parte os doze, e disse-lhes: Eis que vamos para Jerusalém, e será cumprido tudo o que está escrito pelos profetas relativo ao Filho do homem. Porque ele será entregue aos gentios, e será escarnecido, e açoitado e cuspido; e, depois de o açoitarem, o matarão, e ressuscitará ao terceiro dia. E eles nada disto compreenderam; e este discurso era para eles obscuro, e não penetravam coisa alguma do que lhes dizia. E sucedeu que, aproximando-se ele de Jericó, estava sentado à borda da estrada um cego pedindo esmola. E, ouvindo a turba que passava, perguntou o que era aquilo. E disseram-lhe que era Jesus Nazareno que passava. Então ele clamou, dizendo: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! E os que iam adiante repreendiam-no para que se calasse. Porém ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem piedade de mim! E Jesus, parando, mandou que lho trouxessem. E, quando ele chegou, interrogou-o, dizendo: Que queres que eu te faça? E ele respondeu: Senhor, (faze) que eu veja. E Jesus disse-lhe: Vê; a tua fé te salvou. E, imediatamente, viu, e foi-o seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, deu louvor a Deus.

Ofertório. Sl. 118,12 - 13. – Senhor, Vós sois bendito, ensinai-me a andar nos caminhos da vossa lei e a pronunciar com os meus lábios os decretos da vossa boca.

Secreta – Que esta vítima, Senhor, nos purifique dos nossos crimes e santifique o corpo e a alma dos teus súditos para celebrar dignamente este sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade
Comunhão. Luc.77,29 - 30. – Comeram e saciaram-se muito e o Senhor lhes deu o que queriam e não foram malogrados os seus desejos.

Depois da comunhão. – Nós vos suplicamos, Senhor onipotente, que este digno alimento que recebemos nos proteja de todos os revezes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

http://www.capela.org.br/Liturgia/Quaresmal/quinquagesima.htm

3o Domingo do Advento.

MISSA.


Intróito.

Fil. 4, 4-6. Alegrai-vos sempre no Senhor; de novo digo: alegrai-vos. Seja a vossa modéstia patente a todos os homens: porque o Senhor está próximo. Nada vos preocupe, mas em toda a oração fazei subir até Deus os vossos pedidos. Sl. Abençoastes, Senhor, a vossa terra e libertastes Jacó do cativeiro. V. Glória ao Pai.



Coleta

– Acomodai, Senhor, os vossos ouvidos às nossas preces e iluminai as trevas do nosso espírito, com a graça da vossa visita. Vós que viveis e reinais.



Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Filipenses.

Irmãos: Alegrai-vos incessantemente no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens; o Senhor está perto. Não vos inquieteis com nada, mas em todas as circunstâncias manifestai a Deus as vossas necessidades por meio de orações e súplicas unidas à ação de graças. E a paz de Deus, que está acima de todo o entendimento, guarde os vossos corações e os vossos espíritos em Jesus Cristo.



Gradual.

- Sl. 79, 2, 3 e 2. Ó Senhor, que tendes o vosso trono acima dos Querubins, excitai o vosso poder e vinde. V. Vós que sois o pastor de Israel, ouvi-nos; Vós que conduzis como a uma ovelha José.



Aleluia, aleluia.

V. Excitai, Senhor, o vosso poder e vinde salvar-nos. Aleluia.

Seqüência do S. Evangelho segundo S. João 1, 19 - 28.

Naquele tempo: Os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas a João perguntando-lhe: quem és tu? E ele confessou, e não negou; e confessou: Eu não sou o Cristo. E eles perguntaram-lhe: Quem és pois? És tu Elias? E ele respondeu: Não sou. És tu o profeta predito por Moisés? E respondeu: Não. Disseram-lhe então: Quem és, pois, para que possamos dar resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse-lhes ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai os caminhos do Senhor, como disse o profeta Isaías. Ora os que tinham sido enviados eram da seita dos fariseus. E interrrogaram-no dizendo: Como batizas , pois, se não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta predito por Moisés? João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo em água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é o que há–de vir depois de mim, o qual foi antes de mim, e a quem eu não sou digno de desatar a correia dos sapatos. Estas coisas passaram-se em Betânia, da banda de além do Jordão, onde João estava batizando.

Ofertório.

Sl. 84, 2. – Abençoastes, Senhor, a vossa terra, e libertastes a Jacó do cativeiro; perdoastes a iniqüidade do vosso povo.

Secreta

– Fazei, Senhor, que o sacrifício da nossa devoção Vos seja sempre imolado; o qual, renovando a instituição do sagrado mistério, opere admiravelmente em nós a vossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade

Comunhão.

Isai. 35,4. – Dizei: Pusilânimes, confortai-vos e não temais. Eis que virá o nosso Deus e nos salvará.

Depois da comunhão.

– Imploramos, Senhor, a vossa clemência, para que estas graças divinas nos preparem, expurgados dos vícios, para as solenidades futuras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

http://www.capela.org.br/Liturgia/TempoNatal/Advento3.htm

2o Domingo do Advento.

MISSA.

Intróito. Is. 30, 30.

Povo de Sião, eis que o Senhor virá salvar as nações; e o Senhor fará ouvir a glória da sua voz na alegria do vosso coração. Sl. Guia de Israel, atende; tu que conduzes José, como uma ovelha.
V.Glória ao Pai.



Coleta

– Excitai, Senhor, os nossos corações a preparar os caminhos do vosso único Filho, para que, por sua vinda, mereçamos servir-Vos com espíritos purificados. Ele que sendo Deus, conVosco vive e reina.



Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos 15, 4 -13.

Irmãos: Tudo o que está escrito; a fim de que, pela paciência e consolação tiramos das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda ter uns para com os outros os mesmos sentimentos segundo Jesus Cristo, para que, unânimes, a uníssono glorifiqueis a Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, acolhei uns aos outros, como também Cristo vos acolheu para glória de Deus. Digo, pois, que Jesus Cristo foi o ministro dos circuncidados, a fim de mostrar a veracidade de Deus, para confirmar as promessas feitas a nossos pais; e que os Gentios glorificam a Deus pela misericórdia, como está escrito: Por isto eu te louvarei, Senhor, entre as gentes e entoarei cânticos de louvor ao teu nome. E novamente diz: Alegrai-vos, ó nações, como povo de Deus. E noutro lugar: Nações, louvai todos ao Senhor; povos, engrandecei-O todos. E Isaías também diz: Sairá a raiz de Jessé, e naquele que se levantar para governar as nações esperarão os Gentios. O Deus, pois, da esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança e na virtude do Espírito Santo.


Gradual.

- Sl. 49, 2 – 3 e 5. – De Sião, cheia de beleza, Deus se mostrará em seu esplendor. V. Reuni-Lhe os seus Santos, os quais sobre os sacrifícios contraiam aliança com Ele.


Aleluia, aleluia.

v. Sl. 121, 1. – V. Alegrei-me no que me foi dito: Iremos para a casa do Senhor. Aleluia.

 Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 11, 2 - 10.

Naquele tempo: Estando João no cárcere e ouvindo as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos a dizer-Lhe: És Tu aquele que há-de-vir, ou devemos esperar outro? E respondendo, Jesus disse-lhes: Ide, e contai a João o que ouvistes e vistes. Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados. E bem-aventurado aquele que não encontrar em mim motivo de escândalo. E, tendo eles partido, começou Jesus a falar de João às turbas: Que fostes vós ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas delicadas? Mas os que vestem roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Então que fostes ver? Um Profeta? Sim, vos digo Eu, e aina mais que profeta. Porque este é aquele de quem está escrito: Eis que Eu envio o meu Anjo adiante de ti, o qual preparará o teu caminho.

Ofertório.

Sl. 84, 7 - 8. – Ó Deus, voltado para nós, dar-nos-ás de novo a vida e o teu povo se alegrará em Ti. Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação.

Secreta

– Aplacai-Vos, Senhor, nós Vo-lo pedimos, com as preces e sacrifícios da nossa humildade, e já que não podemos apresentar-Vos nenhum mérito próprio, socorrei-nos Vós com a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade

Comunhão.

Bar 5,5; 4, 36. – Levanta-te, Jerusalém, e pôe-te em lugar elevado, e vê a alegria que te vem do teu Deus.

Depois da comunhão.

– Saciados com alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, com a participação deste mistério, nos ensineis a desprezar as coisas terrenas e a amar as celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

http://www.capela.org.br/Liturgia/TempoNatal/Advento2.htm

1o Domingo do Advento

MISSA PARA O TEMPO DO ADVENTO

PRIMEIRO DOMINGO

Intróito. Sl. 24, 1-3. Para Vós elevei a minha alma; meu Deus, em Vós confio, não fique eu envergonhado nem zombem de mim meus inimigos; pois todos os que em Vós confiam não serão confundidos. Sl. (ibid 4) Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.



Coleta – Excitai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.



Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos 13, 11 -14. Irmãos: Tende em atenção o tempo em que estamos; porque é já hora de nos levantarmos do sono. Por quanto agora está mais perto a nossa salvação, que quando abraçamos a fé. A noite está quase passada e o dia aproxima-se. Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Caminhemos como de dia, honestamente; não em glutonarias e na embriaguez, não em desonestidades e dissoluções, não em contendas e emulações; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.



Gradual. - Sl. 24, 3 e 4.- Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.



Aleluia, aleluia. v. Sl. 84, 8. – V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

 Seqüência do S. Evangelho segundo S. Lucas 21, 25-33. Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos: Haverá sinais no Sol, na Lua, nas estrelas, e na Terra consternação dos povos pela confusão do bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto, na expectativa do que virá sobre todo o mundo; porque as virtudes dos Céus se abalarão. E então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande poder e majestade. Quando começarem , pois, a cumprir-se estas coisas, olhai e levantai as vossas cabeças, porque está próxima a vossa redenção. E disse-lhes esta comparação: Vede a figueira e todas as árvores. Quando começam a desabrochar, conheceis que está perto o Estio. Assim também, quando virdes que acontecem estas cosas, sabei que está próximo o reino de Deus. Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas se cumpram. Passará o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório. Sl. 24,1 - 3. – Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.

Secreta – Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Santíssima Trindade
Comunhão. Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a nossa terra dará o seu fruto.

Depois da comunhão. – Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor.

http://www.capela.org.br/Liturgia/TempoNatal/Advento1.htm

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Les prières du matin.


Au nom du Père, du Fils et du Saint-Esprit



Mettons-nous en la présence de Dieu et adorons-le

Très sainte et très auguste Trinité, Dieu unique en trois personnes, je crois que vous êtes ici présent. Je vous adore avec les sentiments de l'humilité la plus profonde, et je vous rends de tout mon coeur les hommages qui sont dus à votre souveraine Majesté.

Acte de Foi

Mon Dieu, je crois fermement toutes les vérités que vous avez révélées, et que vous nous enseignez par votre Église, parce que vous ne pouvez ni vous tromper, ni nous tromper.

Acte d'Espérance

Mon Dieu, j'espère, avec une ferme confiance, que vous me donnerez, par les mérites de JésusChrist, votre grâce en ce monde, et si j'observe vos commandements, le bonheur éternel dans l'autre, parce que vous l'avez promis, et que vous êtes fidèle dans vos promesses.

Acte de Charité

Mon Dieu, je vous aime de tout mon cour, et par-dessus toutes choses, parce que vous êtes infiniment bon et infiniment aimable, et j'aime mon prochain comme moi-même pour l'amour de vous.

Remercions Dieu des grâces qu'il nous a faites et offrons-nous à lui

Mon Dieu, je vous remercie très humblement de toutes les grâces que vous m'avez faites jusqu'ici. C'EST ENCORE PAR UN EFFET DE VOTRE BONTÉ QUE JE VOIS CE JOUR; JE VEUX AUSSI L'EMPLOYER UNIQUEMENT A VOUS SERVIR. JE VOUS EN CONSACRE TOUTES LES PENSÉES, LES PAROLES, LES ACTIONS ET LES PEINES. BÉNISSEZ-LES, SEIGNEUR, AFIN QU'IL N'Y EN AIT AUCUNE QUI NE SOIT ANIMÉE DE VOTRE AMOUR, ET QUI NE TENDE A VOTRE PLUS GRANDE GLOIRE.

Formons la résolution d'éviter le péché et de pratiquer la vertu

Adorable Jésus, divin modèle de la perfection à laquelle nous devons aspirer, je vais m'appliquer autant que je le pourrai, à me rendre semblable à vous : doux, humble, obéissant, chaste, zélé, patient, charitable et résigné comme vous; et je ferai particulièrement tous mes efforts, pour ne pas retomber aujourd'hui, dans les fautes que je commets si souvent. et dont je souhaite sincèrement me corriger.

Demandons à Dieu les grâces qui nous sont nécessaires

Mon Dieu, vous connaissez ma faiblesse. Je ne puis rien sans le secours de votre grâce. Ne me la refusez pas, Ô mon Dieu, proportionnez-la à mes besoins ; donnez-moi assez de force, pour éviter tout le mal que vous défendez, pour pratiquer tout le bien que vous attendez de moi, et pour souffrir patiemment toutes les peines qu'il vous plaira de m'envoyer.

Pater, Ave, Credo, Confiteor

Invoquons la sainte Vierge, saint Joseph, notre bon Ange et notre saint Patron

Sainte Vierge, Mère de Dieu, ma Mère et ma Patronne, je me mets sous votre protection, et je mets toute ma confiance en votre miséricorde. Soyez, ô Mère de bonté, mon refuge dans mes besoins, ma consolation, dans mes peines, et mon avocate auprès de votre adorable Fils, aujourd'hui, tous les jours de ma vie, et particulièrement à l'heure de ma mort.
Très saint patriarche saint Joseph, par cette sollicitude pleine d'amour avec laquelle vous vous êtes occupé en ce monde de Jésus et de Marie, daignez veiller sur notre existence jusqu'au dernier soupir.
Ange du ciel, mon fidèle et charitable guide, obtenez-moi d'être si docile à vos inspirations, et de régler si bien mes pas, que je ne m'écarte en rien de la voie des commandements de mon Dieu.
Grand Saint, dont j'ai l'honneur de porter le nom, protégez-moi, priez pour moi, afin que je puisse servir Dieu, comme vous, sur la terre, et le glorifier éternellement avec vous dans le ciel.

Ainsi soit-il !

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Carnaval : Imoralidade no seu máximo.

Nestes dois últimos dias de carnaval, conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me que Deus permita que a humanidade exista”.
(Santa Faustina Kowalska)



“O carnaval é um tempo infelicíssimo, no qual os cristãos cometem pecados sobre pecados, e correm à rédea solta para a perdição”.
(São Vicente Ferrer)


“Numa outra vez, no tempo de carnaval, apresentou-se-me, após a santa comunhão, sob a forma de Ecce Homo, carregando a cruz, todo coberto de chagas e ferimentos. O Sangue adorável corria de toda parte, dizendo com voz dolorosamente triste: Não haverá ninguém que tenha piedade de mim e queira compadecer-se e tomar parte na minha dor no lastimoso estado em que me põem os pecadores, sobretudo agora?”
(Santa Margarida Maria Alacoque)


O Servo de Deus, João de Foligno, dava ao carnaval o nome de: “Colheita do diabo”.

Santa Catarina de Sena, referindo-se ao carnaval, exclamava entre soluços: “Oh! Que tempo diabólico!”

São Carlos Borromeu jamais podia compreender como os cristãos podiam conservar este perniciosíssimo costume do paganismo.

Santa Teresa dos Andes escreve: “Nestes três dias de carnaval tivemos o Santíssimo exposto desde a uma, mais ou menos, até pouco antes das 6 h. São dias de festa e ao mesmo tempo de tristeza. Podemos fazer tão pouco para reparar tanto pecado...”





Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Não é sem razão mística que a Igreja propõe hoje à nossa meditação, Jesus Cristo predizendo a sua dolorosa Paixão. Deseja a nossa boa Mãe que nós, seus filhos, nos unamos a ela na compaixão de seu divino Esposo, e o consolemos com os nossos obséquios; porquanto os pecadores, nestes dias mais do que em outros tempos, lhe renovam os ultrajes descritos no Evangelho. Nestes tristes dias os cristãos, e quiçá entre eles alguns dos mais favorecidos, trairão, como Judas, o seu divino Mestre e o entregarão nas mãos do demônio. Eles o trairão, já não às ocultas, senão nas praças e vias públicas, fazendo ostentação de sua traição!

Eles os trairão, não por trinta dinheiros, mas por coisas mais vis ainda: pela satisfação de uma paixão, por um torpe prazer, por um divertimento momentâneo. Uma das baixezas mais infames que Jesus Cristo sofreu em sua Paixão, foi que os soldados lhe vendaram os olhos e, como se ele nada visse, o cobriram de escarros, e lhe deram bofetadas, dizendo: Profetiza agora, Cristo, quem te bateu? Ah, meu Senhor! Quantas vezes esses mesmos ignominiosos tormentos não Vos são de novo infligidos nestes dias de extravagância diabólica?

Pessoas que se cobrem o rosto com uma máscara, como se Deus assim não pudesse reconhecê-las, não têm vergonha de vomitar em qualquer parte palavras obscenas, cantigas licenciosas, até blasfêmias execráveis, contra o Santo Nome de Deus. Sim, pois se, segundo a palavra do Apóstolo, cada pecado é uma renovação da crucifixão do Filho de Deus. Ah! Nestes dias Jesus será crucificado centenas e milhares de vezes” (Meditações).