MISSA.
Intróito.
Fil. 4, 4-6. Alegrai-vos sempre no Senhor; de novo digo: alegrai-vos. Seja a vossa modéstia patente a todos os homens: porque o Senhor está próximo. Nada vos preocupe, mas em toda a oração fazei subir até Deus os vossos pedidos. Sl. Abençoastes, Senhor, a vossa terra e libertastes Jacó do cativeiro. V. Glória ao Pai.
Coleta
– Acomodai, Senhor, os vossos ouvidos às nossas preces e iluminai as trevas do nosso espírito, com a graça da vossa visita. Vós que viveis e reinais.
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Filipenses.
Irmãos: Alegrai-vos incessantemente no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens; o Senhor está perto. Não vos inquieteis com nada, mas em todas as circunstâncias manifestai a Deus as vossas necessidades por meio de orações e súplicas unidas à ação de graças. E a paz de Deus, que está acima de todo o entendimento, guarde os vossos corações e os vossos espíritos em Jesus Cristo.
Gradual.
- Sl. 79, 2, 3 e 2. Ó Senhor, que tendes o vosso trono acima dos Querubins, excitai o vosso poder e vinde. V. Vós que sois o pastor de Israel, ouvi-nos; Vós que conduzis como a uma ovelha José.
Aleluia, aleluia.
V. Excitai, Senhor, o vosso poder e vinde salvar-nos. Aleluia.
Seqüência do S. Evangelho segundo S. João 1, 19 - 28.
Naquele tempo: Os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas a João perguntando-lhe: quem és tu? E ele confessou, e não negou; e confessou: Eu não sou o Cristo. E eles perguntaram-lhe: Quem és pois? És tu Elias? E ele respondeu: Não sou. És tu o profeta predito por Moisés? E respondeu: Não. Disseram-lhe então: Quem és, pois, para que possamos dar resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse-lhes ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai os caminhos do Senhor, como disse o profeta Isaías. Ora os que tinham sido enviados eram da seita dos fariseus. E interrrogaram-no dizendo: Como batizas , pois, se não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta predito por Moisés? João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo em água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é o que há–de vir depois de mim, o qual foi antes de mim, e a quem eu não sou digno de desatar a correia dos sapatos. Estas coisas passaram-se em Betânia, da banda de além do Jordão, onde João estava batizando.
Ofertório.
Sl. 84, 2. – Abençoastes, Senhor, a vossa terra, e libertastes a Jacó do cativeiro; perdoastes a iniqüidade do vosso povo.
Secreta
– Fazei, Senhor, que o sacrifício da nossa devoção Vos seja sempre imolado; o qual, renovando a instituição do sagrado mistério, opere admiravelmente em nós a vossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Prefácio da Santíssima Trindade
Comunhão.
Isai. 35,4. – Dizei: Pusilânimes, confortai-vos e não temais. Eis que virá o nosso Deus e nos salvará.
Depois da comunhão.
– Imploramos, Senhor, a vossa clemência, para que estas graças divinas nos preparem, expurgados dos vícios, para as solenidades futuras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
http://www.capela.org.br/Liturgia/TempoNatal/Advento3.htm